Para uma melhor utilização do serviço MEGA recomendamos o browser OPERA NEXT

"Free My Mind" está no Facebook

Jimi Hendrix - People, Hell and Angels (2013

13-08-2013 21:01

Free My Mind

Download Jimi Hendrix, People, Hell and Angels via MEGA

«People, Hell And Angels» recupera gravações entre 1968 e 1970 sem polimento nem óleo de cedro. Tudo o que se ouve é autêntico e, por vezes, estas versões são ainda melhores que as originais. O que é difícil.

Como é que estas gravações puderam estar guardadas é a questão premente que se levanta durante a audição deste «People, Hell And Angels», um bloco de doze canções registadas entre 1968 e 1970 anteriores à trilogia póstuma formada por «The Cry of Love», «Rainbow Bridge» e «War Heroes», editada quando Jimi Hendrix já era Deus.

O génio da guitarra só foi «entronizado» após a sua morte mas o legado merece o estatuto divino. Apesar de despido da carga etimológica de uma Janis Joplin, de um John Lennon ou de um Ian Curtis, Hendrix foi um dos visionários do rock ao explorar a guitarra como nenhum outro antes dele.

«People, Hell And Angels» tem esse traço de conquista, mesmo quando as canções até já são conhecidas noutras versões mais polidas - «Hear My Train a Comin´» é um bom exemplo. É um elogio que se pode fazer a este tesouro agora aberto; o som é real e vivo como sangue a jorrar das cordas serpenteantes de Hendrix.

Na descoberta de uma zona híbrida entre rock, soul e blues, Hendrix tem o contributo indispensável de Billy Cox no baixo e Buddy Miles na bateria, ou seja a Band of Gypsys, uma equipa de topo na liga do groove. É essa mistura entre urgência e pujança que se ouve num álbum em que não há nada a temer.

Não há interferências exteriores, overdubs, limpezas de pó ou banhos de imersão em «People, Hell And Angels». Tudo o que se ouve é de uma autenticidade inquestionável ou não fosse essa a característica evidente em Hendrix. É um lugar comum dizê-lo mas se o homem morreu, a obra está mais viva que qualquer disco recente de Lenny Kravitz.

in Disco Digital