Para uma melhor utilização do serviço MEGA recomendamos o browser OPERA NEXT

"Free My Mind" está no Facebook

Black Sabbath - 13 (Deluxe Edition, 2013)

13-08-2013 12:48

Free My Mind

Download Black Sabbath - 13 via MEGA

De um leito de problemas nasceu um álbum poderosíssimo em que os Black Sabbath estão no seu melhor. O reencontro surpreendente entre um Ozzy Osbourne pleno de pulmões, um Tony Iommi ágil nos riffs e Geezer Butler monstruoso no baixo.

«13» não representa, como se tem escrito amiúde, a reconstituição da formação original dos Black Sabbath porque falta o baterista Bill Ward, alegadamente afastado já depois da reunião por não ter condições para atacar as baquetas com o vigor com que o faz Brad Wilk dos Rage Against The Machine.

Só um grande baterista tem andamento para um álbum de riffs explosivos em que os Sabbath estão à altura dos seus pergaminhos, Ozzy Osbourne aparenta estar conservado em madeira de carvalhos (o que não é verdade), Tony Iommi tem a agilidade de um guitarrista infante e Geezer Butler é um monstro no baixo.

Em suma, um disco consentâneo com peso, estatuto e idade. Será do «mestre do minimalismo» - como lhe chama Kanye West - Rick Rubin? A resposta é incerta mas as canções gritam por si. Da mais directa «End of The Beggining» à mais complexa «Age of Reason», um flirt entre os King Crimson e «Whole Lotta Love» dos Led Zeppelin.

Espanta como tantos problemas depois - a partida de Bill Ward, o cancro de Tony Iommi e os problemas crónicos de Ozzy Osbourne - os Black Sabbath consigam arrancar um disco das entranhas tão vivido e sofrido, justo para com a história mas nunca refém da memória. É que até a balada «Zeitgeist» está para lá de convincente. Ao contrário de outros reencontros recentes que acentuaram ainda mais as feridas como o dos Aerosmith, este é uma prova de vitalidade. Ou, quem sabe, um testamento poderoso.

In Disco Digital