Alfred Hitchcock - Filmografia seleccionada
23-08-2013 16:04Free My Mind
Filmografia seleccionada de Alfred Hitchcok
(Links para Download abaixo)
Alfred Joseph Hitchcock nasceu a 13 de Agosto de 1899 em Londres, no seio de uma família de classe média-baixa. A sua infância não foi das mais agradáveis, tendo recebido uma rígida educação católica na escola londrina St. Ignatius College. Aos 14 anos Hitchcock perdeu o pai e foi forçado a deixar a escola para começar a trabalhar na companhia Henley, como fabricante de cabos eléctricos, onde desenvolveu trabalhos em design gráfico de publicidade. A sua carreira cinematográfica começou em 1920, altura em que aceitou um emprego na Famous Players-Lasky, da Paramount Pictures. Em 1922, tornou-se cenógrafo e assistente de direcção e foi nesse ano que fez o seu primeiro filme, chamado “Number Thirteen” mas o projecto foi abandonado por falta de verbas. Entre 1923 e 1925, Hitchcock trabalhou em Berlim, na UFA (Universum Film AG).
A sua criatividade surpreendeu os dirigentes do estúdio, que decidiram promovê-lo a realizador, a sua oportunidade de exercer essa profissão surgiu em 1925 quando foi chamado para realizar o filme “The Pleasure Garden”. Em 1926 fez a sua estreia no cinema de suspense com o filme “The Lodger: A Story of the London Fog”, esta obra baseada nos homicídios de Jack, o Estripador foi considerada o seu primeiro sucesso. No mesmo ano, casou-se com Alma Reville, uma assistente de realização que trabalhava com ele na Paramount. A primeira filha do casal, Patricia, nasceu em 1928. Em 1929, Hitchcock realizou “Blackmail”, o primeiro filme sonoro britânico. Em 1933, saiu da UFA para ingressar na Gaumont-British Picture Corporation, e o seu primeiro filme para a companhia saiu em 1934 e teve o título de “The Man Who Knew Too Much “, uma obra que seria re-filmada em 1956 com outros actores. A esta obra seguiram-se “The 39 Steps” (1935) e “The Lady Vanishes” (1938) filmes de grande qualidade que chamaram a atenção de Hollywood, mais concretamente do produtor David O.Selznick que o convidou a vir trabalhar para o país. Hitchcock mudou-se para os Estados Unidos em 1939 e tornou-se cidadão norte-americano em 1955. O seu primeiro filme americano foi “Rebecca”, que rendeu ao cineasta a sua primeira nomeação ao Óscar da Academia para Melhor Realizador. “Rebecca” tinha a sua história ambientada em Inglaterra e era baseado no romance de Daphne du Maurier. O filme acabaria por vencer o Óscar de Melhor Filme mas Hitchcock perdeu a estatueta de Melhor Realizador.
O seu segundo filme em Hollywood foi “Foreign Correspondent” de 1940, também ele nomeado para o Óscar de Melhor Filme, contudo não ganhou a estatueta. Na década de 1940, os filmes de Hitchcock tornaram-se mais diversificados, passando por vários géneros como a comédia (“Mr. & Mrs. Smith” de1941), Noir (“Shadow of a Doubt” de 1943) e pela Ficção Legal (“The Paradine Case” de 1947). “Spellbound” de 1945, com Ingrid Bergman e Gregory Peck nos principais papéis, recebeu várias nomeações para os Óscares, incluindo as de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Actor Secundário (Michael Chekhov), contudo Hitchcock voltou a não ganhar a estatueta de Melhor Realizador. “Notorious” de 1946, onde participam Cary Grant e Ingrid Bergman, foi o primeiro filme que Hitchcock dirigiu e produziu, e que Selznick não participou como produtor. “The Paradine Case” de 1947, foi o seu primeiro filme as cores e foi protagonizado por Gregory Peck.
Em 1954, estreou “Dial M for Murder” que contava com Ray Milland e Grace Kelly nos principais papéis. Foi o primeiro filme onde Hitchcock trabalhou com Grace Kelly, foi também a primeira obra onde Hitchcock utilizou a técnica de 3D. No mesmo ano, o cineasta lançou “Rear Window” um filme que ainda hoje é tido como um dos maiores sucessos do realizador. Seguiram-se “Psycho “ de 1960, filme que lhe valeu mais uma nomeação para o Óscar de Melhor Realizador e “The Birds” de 1963, uma obra que inovou na Banda Sonora e nos Efeitos Especiais. Ambos os filmes tornaram-se ícones do Cinema de Terror e Suspence. Em 1968 recebeu o Irving G. Thalberg Memorial Award, um prémio que consagrou a sua excelente carreira. Em 1980, recebeu a KBE da Ordem do Império Britânico, pelas mãos da Rainha Elizabeth II. Morreu quatro meses depois, vítima de insuficiência renal, na sua casa em Los Angeles, deixando para trás um legado e uma filmografia impressionantes, no entanto nunca viu o seu trabalho reconhecido com um Óscar de Melhor Realizador.
Fonte: Portal do Cinema
O homem que sabia demais/The man who knew too much (1934 refilmado em 1956)
Download de ambos os filmes via MEGA
Sinopse da versão de 1934: Bob (Leslie Banks) e Jill Lawrence (Edna Best), juntamente com a filha Betty (Nova Pilbeam), estão a passar as férias praticando desportos de inverno. Tudo corria bem, até ao momento em que Louis Bernard (Pierre Fresnay), um amigo da família, é atingido por um disparo enquanto dançava com Betty. Antes de morrer, Louis conta a Bob algo sobre um assassinato político que deverá acontecer em Londres. Temendo que a sua trama seja revelada, os assassinos raptam Betty para manter Bob calado. Diante deste quadro, o casal regressa a Londres e tenta salvar a sua filha e, se possível, resolver este grave problema. (Adaptado de Adoro Cinema)
Sinopse da versão de 1956: Pouco antes de morrer, um agente secreto conta ao médico americano Ben McKenna e à sua esposa, Jo, dois turistas de passagem pelo Marrocos, sobre um plano para assassinar um diplomata durante um concerto. Para impedir que a informação chegue à polícia, os conspiradores sequestram o filho do médico. Sem saber em quem confiar, o casal tem de lutar para recuperá-lo. (Wikipedia)
A corda/Rope (1948)
Dois jovens brilhantes, Brandon (John Dall) e Phillip (Farley Granger), matam David (Dick Hogan), um colega de escola, apenas para provar a si mesmos que podem cometer o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, e servem a comida em cima de um baú onde está escondido o corpo da vítima. (Wikipedia)
Janela indiscreta/Rear window (1954)
Download Janela indiscreta via MEGA
Em Greenwich Wikipedia)
Village, Nova Iorque, o fotógrafo profissional L.B. Jeffries está confinado ao seu apartamento por ter partido a perna quando trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com uns binóculos, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um homem matou sua mulher e escondeu o corpo. Com a ajuda da sua noiva, Lisa, Jeff vai tentar provar que não imaginou nada. (
Os Pássaros/The Birds (1963)
MelanieSão Francisco, vai até uma pequena cidade isolada da Califórnia chamada Bodega Bay, atrás de um potencial namorado: Mitch Brenner. Mas na cidade começam, de repente, a acontecer factos estranhos: pássaros de todas as espécies passam a atacar a população, em número cada vez maior e com mais violência, deixando todos aterrorizados. (Wikipedia)
Daniels (Tippi Hedren), uma jovem da cidade de