Para uma melhor utilização do serviço MEGA recomendamos o browser OPERA NEXT

"Free My Mind" está no Facebook

Bob Marley - Discografia seleccionada

16-08-2013 15:52

Free My Mind

Download discografia seleccionada de Bob Marley via MEGA

Bob Marley é a personificação do paradigma da luta pela liberdade e direitos humanos. Sempre opinativo, activista e inervencionista, fosse no que à sua vida pessoal ou intevenções públicas diz respeito, fosse no conteúdo das suas músicas, Bob Marley sempre se bateu por ideiais de paz, igualdade e fraternidade.

Bob Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica, filho de Norval Marley, um militar branco inglês e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país. Cedella e Norval estavam de casamento marcado para 9 de julho de 1944. No dia seguinte ao seu casamento, Norval abandonou-a, porém continuou a dar apoio financeiro á mulher e filho. Raramente os via, pois estava constantemente viajado. Após a morte de Norval em 1955, Marley e a mãe mudaram-se para Trenchtown , uma favela de Kingston, onde o  era provocado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura (1,63 m).

Bob Marley era adepto da religião rastafári. Foi influenciado pela sua esposa, Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Servia de fato como um missionário rasta (as suas ações e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Nas suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi, inclusive, baptizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie . Marley era um grande defensor da cannabis, usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafáris. Na capa de Catch a Fire inclusive ele é visto fumando um cigarro de erva. O uso espiritual da cannabis é mencionado em muitas das suas músicas.

Marley começou as suas experiências musicais com o ska e passou aos poucos para o reggae enquanto o estilo se desenvolvia. Marley é talvez mais conhecido pelo seu trabalho com o grupo de reggae The Wailers, que incluía outros dois célebres músicos, Bunny Wailer e Peter Tosh. Livingstone e Tosh deixariam posteriormente o grupo para iniciarem uma bem-sucedida carreira solo. O trabalho de Bob Marley foi amplamente responsável pela aceitação cultural da música reggae fora da Jamaica. Asinou contrato com o selo Island Records, de Chris Blackwell, em 1971, na época uma editora discográfica bastante influente e inovadora. Foi ali, com No Woman, No Cry em 1975, que ganhou fama internacional

Bob Marley deixou a Jamaica no final de 1976 e foi para a Inglaterra, onde gravou os álbuns Exodus e Kaya, tendo sidoi preso pela posse de um cigarro de maconha. Lançou a música Africa Unite no álbum Survival em 1979, e então foi convidado para tocar nas comemorações pela independência do Zimbabwe a 17 de abril de 1980.

Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Queria passar os seus últimos dias na sua terra natal, mas a doença agravou-se durante o vôo que o trazia da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami. Faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. O seu funeral na Jamaica foi uma cerimónia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarismo. Marley foi enterrado em Nine Miles, perto da sua cidade natal. Junto com o corpo foram enterrados a sua guitarra, uma bola de futebol, um pote com maconha, um sino e uma Bíblia. Marley morreu de cancro da pele (melanoma) que alastrou aos restantes orgãos do seu corpo.